O cupim já é uma carne saborosa e com características próprias devido a sua grande quantidade de gordura existente no local. Quando assado na churrasqueira, ganha notas e tons palativos e olfativos ainda mais aguçados.
Mas para dar um toque ainda mais sofisticado para esta carne que vem ganhando cada vez mais apaixonados, existem diversas formas de tempero, e agora você saberá 5 formas de temperar o cupim para churrasqueira
Leia também 3 formas de fazer cupim recheado na churrasqueira
Conteúdo
Cebola, Pimentão em tiras, Alho, Shoyo, Pimenta, Louro, Azeite e Vinho Seco
O sal é o tempero universal de qualquer carne, não podendo faltar para temperar o seu cupim, seja ele o sal normal, o marinho ou o sal parrillero, a depender do gosto.
Na churrasqueira a bafo fica sensacional.
Agora, uma receita interessante é deste cupim com Cebola, Pimentão em tiras, Alho, Shoyo, Pimenta, Louro, Azeite e Vinho Seco.
Pegue as cebolas e corte em rodelas, acrescente ½ pimentão e 3 dentes de alho, além das folhas de louro, a pimenta e o sal e soque todos os ingredientes, deixando-os uniforme.
Após, acrescente o molho shoyo, azeite e o vinho. Misture bem todos os ingredientes e pincele sobre o cupim, de modo a deixar todos os lados bem temperados.
Enrole em papel alumínio de maneira bem firme, sem deixar brechas, e leve à grelha, por aproximadamente 04 horas. Após, retire o papel alumínio e, caso ainda esteja branca a carne, leve novamente ao fogo apenas para dourar, por 5 minutos cada lado e sirva.
Ingredientes:
- 2 cebolas médias em rodelas
- 1/2 pimentão pequeno em tiras
- 4 dentes de alho
- 1 colher sopa de molho shoyo ou ingles
- 1 pitada de pimenta do reino
- 1 folha de louro
- 1 xícara de café de azeite
- 1/2 copo americano de vinho seco
Vinho branco, Páprica, Pimenta vermelha inteira e Louro
Além do sal a gosto, essa receita é muito interessante porque traz o elemento de tempero da páprica, o que certamente dará um toque único no seu cupim.
O primeiro passo é fazer pequenos cortes no cupim e colocá-lo em uma panela de pressão, preenchendo com água, as folhas de louro e sal grosso a gosto, deixando por 30 minutos em pressão. Passado o tempo, tire toda a pressão da panela e abra com cuidado.
Retire a peça de cupim, e reserve o caldo que saiu dele.
Em uma peça funda, coloque seu cupim e banhe-o com vinho branco, adicionando a páprica e novamente o sal, pincelando de modo uniforme em todos os lados.
Pegue o papel alumínio e coloque o cupim sobre ele, adicionando ao seu lado as folhas de louro, as pimentas vermelhas cortadas em tiras finas e também um pouco do caldo que havia sido reservado.
Enrole bem o cupim com o papel alumínio, evitando deixar qualquer parte aberta e leve à churrasqueira, por aproximadamente 3:30 horas. Após, retire o papel alumínio e leve novamente para churrasqueira, apenas para dourar e sirva.
Ingredientes:
- 1 peça de cupim;
- 3 folhas de louro;
- Sal grosso;
- Vinho branco;
- Páprica;
- Pimenta vermelha inteira
- Papel Alumínio;
Manteiga e Sal Grosso
Essa é uma receita mais tradicional e simples de se fazer, necessitando dois elementos básicos, além do cupim, obviamente, quais sejam, a manteiga e o sal grosso.
Tome cuidado que a manteiga já é uma fonte de gordura, e o cupim é uma carne mais gordurosa, então, a tendência é termos bastantes líquidos saindo dessa carne durante a cocção, todavia o resultado é incrível.
Prepare seu cupim, limpando-o e retirando os excessos. Nesta receita você poderá usar tanto um espeto quanto uma grelha, vai depender do que você tiver em casa.
Abra o papel alumínio e coloque seu pedaço de cupim em cima, após, pegue um tablete de manteiga e uma colher de sopa e tire pedaços generosos, colocando-os e espalhando-os sobre a carne, de modo uniforme e que fique bem preenchida. Após, coloque o sal grosso, que vai se grudar a manteiga e na carne.
Enrole muito bem seu cupim, permitindo-se em média 8 a 9 voltas de papel alumínio e feche bem as pontas, evitando, com isso, qualquer respingamento e perda de temperatura.
Leve ao fogo e deixe assando por 4 horas, no mínimo. Após, retire o papel alumínio com cuidado e sirva.
Ingredientes:
- Sal Grosso;
- 1 Tablete de manteiga.
Bacon, Vinagre Branco, Alho e Pimenta-do-reino
Nesta receita há união do famoso e querido bacon, o que trará um aroma e sabor especial ao nosso cupim.
Prepare seu cupim, limpando-o e tirando qualquer excesso de gordura que tiver. Faça pequenos furos na peça e reserve.
Pegue o alho, adicione a pimenta e o sal e amasse todos juntos, criando uma consistência. Após, adicione o vinagre, fazendo-se, assim, um molho.
Banhe seu cupim em todos os lados com esse molho, massageando-o e preenchendo os buracos anteriormente feitos. Deixe descansando por no mínimo 01 hora ou deixe marinando de um dia para o outro.
Após, preencha os buracos do cupim com o bacon. Abra o papel alumínio e coloque a peça de cupim por cima, novamente pincelando com o molho que tenha ficado, deixando-o uniforme.
Enrole bem e leve para churrasqueira por aproximadamente 03 horas. Depois, retire-o da churrasqueira, desenrole e leve ao fogo novamente, apenas para dourar e sirva.
Ingredientes:
- 5 dentes de alho
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 5 colheres de vinagre branco
- 500 g de bacon em fatias
Cerveja e Laranja
Essa é aquela receita para quem quer sair do tradicional e inovar no churrasco. A combinação pode parecer estranha, mas vai dar aquele destaque no seu cupim.
Primeiro, comece limpando seu cupim e fazendo os pequenos furos.
Em um liquidificador, bata 2 cebolas descascadas, 1 dente de alho, 3 folhas de louro e 1 colher de sopa de óleo de milho. Adicione uma pitada de sal.
Para temperar o cupim, 2 colheres de sopa desta pasta já serão suficientes, podendo guardar o restante. Essas 2 colheres, coloque novamente no liquidificador vazio, acrescente o suco de 1 laranja e alguns pedaços da casca e meia lata de cerveja, além do sal e da pimenta-do-reino.
Bata tudo e você terá o tempero do seu cupim. Agora, basta pincelar em toda a peça e enrolar bem em papel alumínio e levar ao fogo por aproximadamente 3 horas.
Após, é so desembrulhar o cupim e servir.
Ingredientes:
- 2 cebolas
- 1 dente de alho
- 3 folhas de louro
- óleo de milho
- Sal
- Cerveja
- 1 laranja
Dicas:
– Deixe a carne marinando de um dia para o outro e já embrulhada.
- Procure fazer o fogo da churrasqueira com lenha, pois dará um sabor e aroma especial à carne;
- Procure ter ingredientes frescos e bem lavados;
- Cuida na hora de desembrulhar o cupim do papel alumínio, sempre tenha alguma vasilha por perto para escorrer o líquido;
- Preste atenção no fogo, não deixe nem muito alto nem que fique muito fraco.
Observações
- Sempre enrole bem o papel alumínio e dê bastante voltas, não economizando na vedação, que fará toda a diferença;
- Tire os excessos de pele e gordura da parte externa do cupim;
- Leve em consideração que é um tempo de cocção longo, logo, seu preparo deve ser bem antecedente.
- Não apresse o fogo, a diferença é o tempo em contato com o calor para cozimento e não a intensidade.
Referências:
https://www.tudogostoso.com.br/receita/129867-cupim-macio-ao-forno.html
https://www.friboi.com.br/marcas/friboi/dianteiro/cupim
https://www.receiteria.com.br/receitas-de-cupim-na-churrasqueira/
https://comidinhasdochef.com/como-fazer-cupim-na-churrasqueira/
https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2021/08/28/como-deixar-o-cupim-bem-saboroso.htm
Veja também 5 formas e dicas para assar costela