O peixe é um alimento muito apreciado pelos Brasileiros, mais consumidos nas regiões litorâneas, mas também é um prato que sempre esteve presente nas mesas do país como um todo.
Sua carne branca e rica em vitaminas, é mais leve e tão saudável quanto a carne vermelha. São inúmeras as formas de fazer um peixe, e, por isso, trouxe essas 10 receitas diferentes de peixe na churrasqueira.
Leia também 5 receitas de peixe assado recheado na churrasqueira
Conteúdo
Tainha Recheada com Cheiro Verde e Coentro.
Ingredientes:
- 1 tainha de aproximadamente 1 1/2 kg
- 1 maço de cheiro verde
- 1 maço de coentro
- 4 limões
- 1 cebola média
- Sal a gosto
- 1 colher de sopa de azeite virgem
Modo de preparo:
Primeiro, você precisará abrir o peixe para limpar bem, tirando as vísceras e toda a parte interna. Na parte externa, deixe as escamas, isso será importante para assar. Limpe bem com água corrente.
Com o peixe descongelado e limpo, tempere com sal a gosto e limão. Pique a cebola, o coentro e o cheiro verde e coloque mais um pouco de sal, limão e azeite, para dar liga. Coloque esse tempero dentro da tainha e costure com linha de cozinha ou amarre com barbante, para não cair.
Em uma grelha, coloque a tainha e leve para a churrasqueira, assando até que as escamas fiquem douradas para pretas. A depender do fogo, esse processo demora em torno de 45 minutos. Após, sirva com arroz branco e salada.
Piava Recheada ao Leite de Coco e Requeijão
Nesta receita, você precisará de:
- 1 piava com a escama;
- 3 tomates;
- 2 cebolas;
- salsa a gosto
- sal a gosto
- tempero pronto para peixe
- 2 limões;
- 1 vidro de leite de coco;
- 1 pote de requeijão;
- 1 lata de conserva de milho verde;
- 1 lata de conserva de ervilha;
- 1 massa de tomate;
Modo de preparo:
Deixe as escamas na sua piava, todavia, limpe-a bem na parte interna, abrindo-a ao meio, com o corte pela barriga. Neste primeiro momento, acrescente somente sal, limão e tempero para peixe e deixe marinando na geladeira por 40 minutos.
Agora, pique o tomate, a cebola, a salsa e tempere com sal a gosto. Pode acrescentar um fio de azeite, para dar um sabor extra e ajudar a unir os temperos.
Vamos para a grelha, o processo é muito similar aos demais, coloque o papel alumínio com a parte brilhosa em contato com o peixe e acrescente a massa de tomate, o tomate, a cebola, o milho, o ervilha e a salsa e leva para a churrasqueira.
Serão mais 40 minutos de fogo médio, com brasa forte e de preferência sem labareda. Passado esse período, com cuidado puxe o peixe para fora e abra a parte superior, acrescentando o requeijão e o leite de coco, e leve novamente para a churrasqueira, por mais mais 15 minutos.
Após, basta retirar e servir.
Pintado recheado com Pimentão
Para esta receita, será preciso:
- Pintado de 1kg;
- 3 Tomates
- ½ Pimentão Vermelho
- 1 Cebola
- 3 dentes de Alho
- Azeite a gosto
- 1 Limão
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Essa é uma receita bem simples e muito saborosa, com certeza fará sucesso!
Primeiro, pique a cebola e o pimentão e reserve.
Quanto ao peixe, tenha certeza que está bem limpo e descongelado. Abra-o ao cumprido, com auxílio de uma faca ou uma tesoura e tempere a parte interna com sal e limão e deixe marinando por 45 minutos.
Após, pegue uma grelha dupla, para que possa prender bem o peixe e abra o papel alumínio, com a parte brilhosa em contato com o alimento. Acrescente azeite, para não grudar o peixe e coloque-o com a parte aberta para cima, para começar a rechear.
Pegue os alimentos que estavam reservados e recheie o peixe com uma camada generosa, passe mais limão e adicione azeite, para ajudar na cocção.
Depois, basta embrulhar bem o peixe com o papel alumínio e leva-lo para a churrasqueira por aproximadamente 45 minutos.
Após, desembrulhe com cuidado o peixe e sirva com arroz branco e salada.
Sardinha na Brasa
Ingredientes:
- 2 sardinhas;
- Sal grosso;
- Azeite extravirgem.
Modo de preparo:
Esse é um prato típico português! Quanto maior a sardinha, melhor, pois mais saborosa ela será.
O procedimento é muito simples, mas o resultado incrível. Pegue as sardinhas e apenas as limpe por fora, não abra nem faça cortes nem nada, ela é assada com vísceras e tudo.
Na parte externa adicione sal grosso e o azeite e leve para grelha, assim mesmo, com cabeça e tudo. Essa é a parte mais importante, porque são elas que, no calor, liberam óleos que temperam a sardinha de dentro para fora.
Use a grelha para ajudar a virar a sardinha, o ponto é quando ela começar a ficar bem dourada, indicando que está pronta. Ótima para comer com um pão francês acompanhada de um vinho verde.
Tainha recheada crocante
Agora para esta receita, você precisará de:
- 2 tainhas limpas aberta pelas costas
- 4 dentes de alho
- 1 limão
- Tempero para peixes
- 2 tomates
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão verde
- 1 cebola
- 1 xícara de coentro com cebolinha
- Manjericão
- 1/2 xícara de alho japonês
- Sal a gosto
- 1 xícara de farinha de mandioca
- 1 xícara de farinha de milho em flocos
- Tempere com 1 envelope de tempero em saquinhos para peixe
Modo de preparo:
Essa é uma receita bem completa e requer um pouco mais de elaboração para ser feita, mas não tem segredo.
Tudo começa pegando o alho, o suco de 1 limão, o tempero para peixes e levando-os para o triturador, fazendo uma mistura homogênea. Feito isso, com sua tainha já limpa e descongelada, espalhe esse molho por dentro e por fora e deixe marinando por 1 hora.
Agora, pegue os tomates, os pimentões, a cebola, o coentro, o manjericão e o alho japonês e corte todos em pequenos cubos. Retire sua tainha da geladeira e recheie com a seleta de legumes picada.
Para a parte externa, faça uma mistura da farinha de mandioca e da farinha de milho, esfregando essa mistura na pele do peixe. Pode usar um pouco de azeite ou manteiga para ajudar a dar adstringência.
Após, pegue um barbante ou linha de culinária e amarre o peixe ao longo da sua barriga, podendo ser 2 ou três pontos de amarração, para ficar bem firme. Enrole com papel alumínio com a parte brilhosa voltada para dentro e leve para a grelha.
Com a brasa bem ardente, asse o peixe por 25 minutos, após, retire o papel alumínio e doure por mais 05 minutos em cada lado e sirva.
Tilápia assada regada ao vinho branco
Você vai precisar de:
- 3 tilápias
- salsinha fresca
- cebola
- azeite de oliva
- vinho branco
- sal
Modo de preparo:
Esta é uma receita simples e bem caseira, vou ensinar inclusive a fazer seu próprio chimichurri para espalhar nas suas tilápias, veja só.
Primeiro, pegue a cebola e pique, misture com a salsinha e com o azeite e acrescente vinho branco e bata, até criar um molho consistente e homogêneo. Essa é a receita do seu chimichurri caseiro, recomendo deixar mais engrossado, com mais azeite, para ficar delicioso.
Agora é simples, pegue seu chimichurri e passe em todo o peixe, tanto por dentro quanto por fora e deixe marinar por 40 minutos na geladeira. Retire da geladeira e acrescente sal.
É interessante deixar o peixe bem molhado na parte externa, vai ajudar a não grudar no papel alumínio e garantir um sabor delicioso. Embrulhe cada tilápia separada e leve para a churrasqueira parrilla por aproximadamente 45 minutos.
Após, retire o papel alumínio e devolva ao fogo por mais 5 minutos cada lado, apenas para dourar, e sirva.
Pintado na Churrasqueira
Nesta receita, você precisará de:
- 1 Pintado limpo
- 3 ramos de Dill;
- 3 ramos de salsinha;
- 3 folhas de cebolinha;
- 1 cebola média;
- 5 dentes de alho
- 2 tomates;
- Temperos da sua escolha
- azeite;
- Sal grosso;
Modo de Preparo:
Primeiro, passe azeite no peixe, de modo uniforme, por dentro e por fora e reserve. Corte a cebola em rodelas grandes e coloque as ervas e temperos, sem colocar o tomate ainda.
Agora abra o papel alumínio em cima da grelha e coloque o peixe. Também, chegou a hora dos tomates, corte-os em 4 e coloque ao lado do peixe. Adicione o sal grosso, e os temperos secos e regue com mais azeite.
Embrulhe bem o peixe com o papel alumínio e com o auxílio da grelha leve ao fogo e deixe assando em fogo brando, por aproximadamente 1 hora. Lembre-se de ir virando a cada 10 minutos, em média.
Após é só servir com batatas, como ótimo acompanhamento.
Tambaqui recheado e enrolado no papel alumínio
Para esta receita você vai precisar:
- 1 Tambaqui inteiro
- Sal
- Limão
- Vinagre
- Pimenta
- 4 dente de alho
- Pimenta calabresa seca
- Alecrim
- Cheiro Verde
- 2 Cebolas
Modo de Preparo:
Com o peixe limpo, retire suas barbatanas também e abra-o ao meio para limpar com água corrente e limão. Tire as escamas.
Após a limpeza do peixe, faça cortes na sua lateral, espaçando entre um e outro aproximadamente 1 dedo indicador. Coloque sal por cima do peixe e um pouco por dentro dos buracos abertos.
Agora esmague os dentes de alho e misture com o limão, o vinagre e adicione pimenta, de modo a fazer um vinagrete. Pegue esse caldo feito por você e preencha também os cortes efetuados, deixando tudo bem uniforme. Pode aproveitar e passar na parte interna.
Recheie o peixe com o cheiro verde e o alecrim, além das cebolas já picadas em cubo. Embale o peixe com papel alumínio, sempre lembrando de colocar o lado brilhoso para dentro do peixe. Enrole em média 2 a 4 vezes e leve para a churrasqueira.
Aproximadamente 45 minutos depois, retire e veja se já está bem cozido, podendo demorar mais uns 10 a 15 minutos para servir.
Peixe com Legumes e Manteiga embrulhados no Papel Alumínio
Nesta receita você vai precisar de:
- ½ cebola
- Alho poró picado
- Cogumelo Shimeji Porto Belo
- 2 dentes de alho amassados na mão
- Cebolinha
- Tomilho
- Filé de peixe
- Molho Shoyo
Modo de preparo:
Essa receita é muito versátil e fácil de fazer, além de ser muito rápida, podendo ser feita com o que você tiver em casa. Requer, todavia, que seja montada em um refratário que possa ser levado ao fogo ou em uma prancha auxiliar à grelha.
Tudo começa com o papel alumínio, abra-o e passe a colocar todos os temperos em cima, dispondo do jeito que você quiser, desde que não fiquem todos muito empilhados ou separados.
Após, derrame shoyo por cima e um pouco de sal, essa será a nossa base.
Quanto ao peixe, use um filé já descongelado e tempere com sal a gosto e limão, colocando-o por cima dessa base de legumes.
Agora o grande diferencial dessa receita, o papel alumínio será apenas envolto do alimento, una as pontas por cima e deixe um bolsão de ar no meio, onde o alimento estará e o peixe será cozido, por isso a necessidade de um refratário ou prancha auxiliar.
Note que a ação do fogo se dará somente de baixo para cima, não há como virar esse preparo, por isso tem que ser feito com legumes de rápido cozimento e com um pedaço de peixe não tão grosso.
Após, leve para o fogo por aproximadamente 25 minutos e está pronto!
Peixe namorado na manteiga
Por fim, para esta receita vai:
- 1 Peixe namorado
- Manteiga
- Limão
- Sal
- Alho
Modo de preparo:
Essa receita é de dar água na boca e o seu preparo é bem interessante.
Peça na peixaria que abra o peixe namorado em dois filés e para tirar o espinhão do meio.
Lave bem o peixe e tempere com sal, limão e pimenta e leve diretamente para a churrasqueira, com a pele para baixo.
Em uma panela separada, derreta manteiga e misture com alho, sal e suco de limão. Enquanto o peixe estiver assando, vá adicionando aos poucos essa mistura para ir impregnando na carne.
Após 25 minutos aproximadamente, abra a grelha e deixe o peixe em uma tábua e sirva.
Dica:
- Procure tirar o peixe diretamente da grelha para um refratário, sem tirar o papel alumínio da parte de baixo, para evitar que se desmanche;
- Faça o fogo com lenha, o aroma da madeira será transmitido para o peixe e dará um toque especial;
- Tome cuidado com o frescor do peixe e dos ingredientes;
- Atente para a quantidade de pessoas e tamanho do peixe, geralmente se aproveita menos do que o tamanho comprado.
Observações:
- Tenha cuidado com o fogo, mantenha médio, com boa quantidade de brasa e o suficiente para não levantar labaredas.
- Enrole ou forre bem com papel alumínio, quando for o caso, para não queimar o peixe;
- A carne branca cozinha mais rápido que a vermelha, não esqueça de virar o peixe.
Qual o melhor peixe para assar na brasa?
Existem diversos tipos de peixes que podem ser assados na brasa, praticamente sem qualquer limitação, talvez alguns menores, que é melhor serem comidos fritos. De qualquer forma, seguem algumas sugestões para você, tais como: Tilápia, tainha, atum, bagre, salmão, carpa e sardinha.
Qual peixe pode ir na churrasqueira?
É indicado levar para a churrasqueira aqueles peixes que contenham mais gordura e carne, geralmente são os que tem a carne um pouco mais escura, ficando mais suculentos e não grudam tanto na grelha. Se a opção for por um peixe mais magro ou sem tanta carne, regue com mais azeite para não grudar.
Quais são os peixes que não tem espinhos?
Recomenda-se o consumo de peixes como a Tilápia, Linguado, cação, namorado e o pintado, por terem menos espinhos. Peixes maiores são mais fáceis de identificar os espinhos e evitar acidentes.
Qual é o peixe namorado?
O nome científico do peixe namorado é Pseudopercis numida, e é geralmente encontrado em águas profundas mais ao Sul e Sudeste Brasileiro. Este peixe pode alcançar até 1 metro de comprimento e pesar até 20kg.
Sua carne é bem branca e recomendado para sushis, temakis, ceviches, ensopados ou moquecas.
O que fazer para o peixe não grudar no papel alumínio?
A melhor dica para não grudar o peixe no papel alumínio é regar com bastante azeite. Trouxe uma receita que é envolta com batatas, o que também ajuda a não grudar, não dispensando o azeite.
Também, o sal é uma ótima opção para evitar que o peixe grude no papel alumínio.
Veja também 10 formas para temperar peixe para churrasqueira