Costela com certeza é a queridinha dos brasileiros (especialmente dos gaúchos) quando o assunto é churrasco. Há quem prefira a picanha, mas todos concordam que a costela não é de se jogar fora! Por isso, nesse texto eu vim responder para você algumas dúvidas sobre os cortes da costela e como prepará-los.
Para começar, trouxe uma receita de algo que vocês me perguntaram muito: Como assar costela ripa na churrasqueira?
Leia também 10 receitas de costela minga na churrasqueira
Conteúdo
A receita que separei é de uma costela ripa no espeto.
Você vai precisar de:
- Costela ripa
- Sal triturado
- Espeto espada
Modo de preparo:
Quando sua churrasqueira já estiver com a brasa pronta, coloque o espeto bem rente aos ossos da costela, pelo lado de dentro, no meio da carne, de forma que não penda para nenhum dos lados.
Tempere por completo com sal triturado e leve à churrasqueira com os ossos para baixo. Depois de 40 minutos, gire a parte da gordura para baixo e deixe por mais 40 minutos. Para finalizar, vire os lados da costela para baixo e deixe 20 minutos em cada um.
Antes de retirar a carne do espeto, não esqueça de limpar a ponta dele com um papel toalha. Sirva com os acompanhamentos que você preferir.
Além disso, existem algumas outras coisas que vocês querem saber e por isso eu trouxe as respostas aqui. Confira essas dicas:
Quais são os tipos de costela bovina?
Como a costela é uma peça muito grande que pode pesar mais de 20 kg, ela é subdividida em outros cortes. Apesar de muito parecidos, cada um tem suas peculiaridades e um tempo de cozimento apropriado.
A costela ripa tem uma carne um pouco mais seca e os seus ossos são maiores e mais largos. Deve ser cozida com os ossos para baixo, formando uma proteção térmica, e ter um cozimento mais longo para amaciar as fibras. É comumente usada para churrasco ou cozida com legumes.
A costela ponta de agulha ou minga é mais alta e possui mais carne. Talvez por esse motivo, é a principal escolha entre os diferentes cortes de costela quando se planeja fazer um churrasco. Apesar de poder ser assada direto na churrasqueira, é aconselhável embrulhá-la em papel alumínio quando for fazer isso.
Já a costela janela é uma parte da costela que tem uma camada de gordura dividindo duas outras camadas de carne e possui fibras mais finas. Também deve ser assada com os ossos para baixo. Leva de seis a oito horas para assar na churrasqueira e deve descansar depois que sair do fogo, por pelo menos 10 minutos.
Qual o melhor pedaço da costela?
Cada pedaço tem a sua vantagem. A costela janela possui bastante gordura e fibras mais finas, o que alinhado a um bom preparo pode deixar ela mais suculenta e macia, além de ser extremamente saborosa.
Já a ripa ou a minga, que possui fibras maiores, também podem ter um ótimo resultado e alcançar o sabor e a suculência que muitos procuram. Enquanto a ripa fica muito interessante se assada com legumes, a minga é tradicionalmente usada na churrasqueira.
Qual a melhor costela para assar na brasa?
A costela, independente da subdivisão que você escolher, é ótima para ser assada na brasa. Se você souber esperar e deixá-la cozer lentamente, com certeza terá uma carne macia, suculenta e extremamente saborosa.
Os mais tradicionais gostam de temperá-la somente com sal, considerando que ela já possui um sabor próprio, enquanto outros se arriscam com temperos mais elaborados. Independente da sua escolha, é muito provável que o resultado seja satisfatório.
No entanto, caso esteja na dúvida sobre qual a melhor costela para assar na brasa, meu conselho para você é que escolha a costela ponta de agulha ou minga.
O que é costela 3 ripas?
A costela 3 ripas é um corte que varia de 1,4 kg a 3,4 kg. É tirada da ponta da agulha e da fraldinha e possui tanto textura, quanto sabor diferente das demais carnes. Assim como qualquer parte da costela, deve ser assada lentamente para que fique suculenta.
Aliás, não é muito difícil deixar a costela 3 ripas suculenta: Ela possui gordura entremeada na carne, que conforme vai esquentando derrete e trás a suculência de que tanto falamos.
Apesar disso, o teor de gordura dela ainda é menor do que a da costela janela ou da costela minga e os ossos também não são tão grandes.
Ela fica na parte superior da caixa torácica, mais perto do traseiro do animal.
Para preparar, você só precisa fazer cortes diagonais na parte da gordura, para que o sal penetre melhor na carne e deixá-la descansar por 10 minutos antes de levar a churrasqueira em uma altura de 70 ou 90 centímetros da brasa.
Deixe defumar por 1 hora e depois enrole em papel alumínio para terminar o cozimento. Deixe assar por mais 3 horas e retire o papel alumínio. Coloque novamente na churrasqueira para dourar por 20 ou 30 minutos e sirva.
Eu não posso dizer para você que é rápido, mas com certeza é fácil e muito recompensador!
Observação:
Antes de preparar essas ou outras receitas com costela, lembre-se de comprá-la em um local de confiança. A costela é uma carne maravilhosa e se for de boa procedência, com certeza vai deixar você apaixonado. Na hora de escolher, pegue aquela que estiver com mais veios, com aparência de mármore. Isso significa que a gordura está entre a carne e vai derreter, deixando o corte com a maciez e suculência tão característica.
Referências:
5 dicas para escolher uma boa Costela Bovina – Blog da Carne
Leia também Formas de fazer costela no bafo na churrasqueira