As 2 melhores formas para assar costela na churrasqueira

Para muitos, a costela é a rainha das carnes. Mesmo precisando de muito tempo e paciência para chegar ao ponto ideal, não deixa de ser a preferida dos brasileiros em um churrasco de domingo com os amigos ou em uma data especial com a família.

É uma carne diferenciada, com um sabor especial adquirido pela proximidade com o osso. Possui uma camada considerável de gordura que quando derretida, se incorpora a carne, deixando a costela macia e suculenta.

Por isso, eu trouxe para você as 2 melhores formas de assar uma costela na churrasqueira e deixar todo mundo satisfeito e impressionado com o seu talento para preparar churrasco.

Leia também 5 formas e dicas para assar costela

Confira:

Costela com cebola e cerveja

Você vai precisar desses ingredientes:

  • 4.5 kg de costela
  • 3 cebolas cortadas em rodelas de 1 dedo de espessura.
  • Sal grosso na quantidade que achar melhor
  • 1 lata de cerveja clara que você mais gosta
  • 1 rolo de papel alumínio para embrulhar a carne

Modo de preparo:

Ao começar, abra o papel alumínio em uma bancada e faça uma “cama” usando as rodelas de cebola, com tamanho suficiente para apoiar sua costela inteira. Cada rodela deve ter em média 1 dedo de espessura. A cebola irá manter a carne úmida e adicionar sabor.

Em seguida, cubra todos os lados da carne com sal grosso a gosto e a apoie na cebola. Coloque rodelas por cima da costela também e enrole com pelo menos 4 voltas de papel alumínio, garantindo que não fiquem furos.

Deixando somente um dos lados do papel alumínio aberto, derrame uma lata de cerveja clara dentro do embrulho e feche com cuidado.

Leve a churrasqueira por 4 ou 5 horas, mantendo calor constante e com os ossos virados para baixo.

No final, remova o papel, retire as cebolas e deixe por mais 20 minutos. Vire com os ossos para cima e deixe por mais 10 ou até dourar.

Deixe a costela descansar fora do fogo por cerca de 10 minutos e sirva com os acompanhamentos de sua preferência.

Churrasqueira americana também é uma boa opção.

Costela tradicional com matambre

Para essa receita, você vai precisar de:

  • 2 kg de costela com matambre
  • Sal grosso a gosto

Modo de preparo: 

Para começar, cubra a carne com sal grosso a gosto e deixe descansar por 15 minutos para absorver bem o sabor.

Leve a churrasqueira, sempre com o osso para baixo, e deixe em calor constante por 4 horas.

Retire e está pronta para servir.

Caso queira dar um toque especial na receita, pode colocar pedaços de canela ou alecrim junto do carvão ou da lenha enquanto estiver assando sua carne.

É possivel também fazer na churrasqueira a bafo.

Como deixar a carne macia?

Se tratando de costela, um cozimento longo com os ossos virados para baixo, formando uma camada de proteção contra o calor, já é suficiente.

Isso acontece porque a costela é rica em gordura. Com os ossos barrando o calor que vem de baixo e distribuindo de forma menos intensa pela carne, que cozinha bem lentamente, a gordura derrete e adere ao restante da costela, deixando-a suculenta e macia.

Como assar costela com os ossos para baixo?

Aqui no nosso site temos muitas receitas para você aproveitar essa carne deliciosa. Você pode fazer embrulhada em papel alumínio, em saco de carvão, molhada com cerveja, com suco, com azeite ou de forma tradicional, somente com sal grosso. Use sua criatividade e aproveite uma ótima refeição com sua família ou seus amigos.

Qual a melhor, costela dianteira ou traseira?

Os cortes traseiros são mais perto do filé e por isso tendem a ser mais gostosos. Com certeza são os preferidos de muitos.

Qual a diferença entre fraldinha e ponta de agulha?

Muitas pessoas pensam erroneamente que as duas peças são iguais, mas existe uma diferença entre a fraldinha e a ponta de agulha. 

A fraldinha tem fibras grandes e não é um corte nobre. Ela fica depois da costela e abaixo dos ossos, perto da barriga.

A ponta de agulha é a costela minga e também possui fibras grossas e compridas. Nesse pedaço de carne, existe bastante gordura, nervos e cartilagem, por isso a necessidade de uma cocção lenta. Fica na parte de trás da caixa torácica, perto do filé mignon, onde os ossos são mais finos.

Então, como preparar uma boa ponta de agulha?

O mais importante de tudo é se preparar. Serão necessárias algumas horas e muita confiança para deixar sua carne macia e suculenta. Isso porque, se você não estiver confiante de que irá alcançar um bom resultado, provavelmente tentará fazer alterações de última hora durante o processo e a costela precisa ficar parada e cozinhar lentamente.

Pesquise, veja diferentes receitas e técnicas, escolha a mais adequada para você e então, confie em si mesmo.

Para ajudar você, trouxe mais uma receita extra de como preparar uma boa ponta de agulha ou costela minga.

Você vai precisar de:

  • 2 kg de costela
  • Meia xícara de água
  • Sal grosso a gosto
  • Papel Alumínio
  • 1 Espeto para Churrasco

Modo de preparo:

 Comece cobrindo a carne com sal grosso a gosto em todos os lados. Embrulhe a ponta de agulha com papel alumínio e feche bem uma das laterais. Com a outra aberta, despeje a água e finalize o embrulho com cuidado para não rasgar.

Coloque o espeto na carne de deixe por 3 horas em fogo brando na churrasqueira. Depois desse período, retire o papel alumínio e deixe na churrasqueira novamente para dourar durante mais 30 minutos.

Depois disso, retire e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Espero que você tenha gostado das dicas de como assar costela que deixei aqui para você. Não se esqueça que uma parte muito importante do processo é ter um bom material e é essencial ter uma churrasqueira de qualidade.

Caso você tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que eu tentarei lhe ajudar no que você precisa.

 

Deixe um comentário