Como assar costela na churrasqueira e ficar macia

A costela é uma carne extremamente saborosa e se for bem preparada, fica muito macia e suculenta. Caso você esteja inseguro sobre como preparar esse corte e não decepcionar seus convidados, eu trouxe uma receita de como deixar a costela desmanchando na boca.

Além disso, no final eu trouxe uma dica extra que pode lhe ajudar muito na hora de preparar um churrasco economizando.

Leia também Como assar costela de ripa na churrasqueira

Costela na cachaça

Você vai precisar de:

  • 1,5 kg de costela
  • 100 ml de cachaça (Mais ou menos meia xícara)
  • Tempero para churrasco de sua preferência
  • Papel celofane para churrasco

Modo de preparo:

Comece colocando a costela em um recipiente fundo e banhando-a em cachaça. Tempere todos os lados da carne com tempero pronto para churrasco e embrulhe em 4 voltas de papel celofane.

Leve a churrasqueira por aproximadamente 2 horas. Não esqueça de deixar o braseiro fraco para que a costela possa assar lentamente. Passado o tempo, retire o papel e deixe mais 20 minutos ou até dourar. Sirva com os acompanhamentos que preferir.

Viu só? É simples e fica uma delícia. Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida, confira as perguntas frequentes que escuto por aqui e as respostas para cada uma:

Quantas horas costela no papel aluminio na churrasqueira?

O tempo que a costela no papel alumínio vai levar para ficar pronta na churrasqueira vai depender da qualidade e do tamanho da peça que você escolheu. Se você for em um açougue de qualidade, onde os animais vendidos eram de uma boa procedência e mantinham uma boa alimentação, é mais provável que você consiga assar em menos tempo.

Além disso, ter uma boa churrasqueira, lenha e carvão de qualidade e saber manter a brasa também são fatores que influenciam. No geral, a quantidade de horas que uma costela no papel alumínio precisa ficar na churrasqueira é entre 2h e 4h, mais alguns minutinhos para dourar.

O que é bom para amaciar a costela?

Para deixar sua costela macia e suculenta, o passo principal é deixar ela cozinhar lentamente, dando tempo para que a gordura derreta e as fibras se quebrem. Se você seguir somente essa recomendação, já irá conseguir um ótimo resultado, pois esse corte de carne é ideal para quem quer uma carne desmanchando na boca.

No entanto, se quiser métodos adicionais de como amaciar carne de costela para o churrasco e acelerar o processo, você pode utilizar sucos de frutas, especialmente de abacaxi, limão e mamão papaia ou até azeite, vinho, cachaça, cerveja ou whisky para molhar sua carne algum tempo antes de levá-la para a churrasqueira.

Veja também: Curso Mestre do Espetinho

É verdade que vinagre endurece a carne?

Não. Assim como acontece com o suco de limão ou de abacaxi, a acidez do vinagre ajuda a amolecer as fibras da carne e ainda ajuda a preservar a suculência natural que ela possui.

Uma boa forma de amaciar uma carne de segunda, por exemplo, é fazendo uma mistura com vinagre e limão. Veja:

Você vai precisar de:

  • Limão
  • Vinagre
  • Sal
  • Azeite
  • Temperos a gosto

Modo de preparo:

Para cada 1 kg de carne que você for usar, misture meio copo de vinagre com algumas gotas de suco de limão, sal, azeite e outros temperos que costume utilizar no preparo da sua carne. Deixe marinando por 1 ou 2 horas e depois asse sua carne do jeito que estiver acostumado.

Como saber se a temperatura da churrasqueira está boa?

Um teste muito utilizado para saber a temperatura ideal da churrasqueira é colocar sua mão espalmada na mesma altura em que a carne irá ficar. Se for suportável ficar com a mão parada por 5 a 10 segundos sem que o calor vindo da brasa lhe queime, sua churrasqueira já está pronta para assar.

No entanto, se só conseguir ficar menos do que 5 segundos, pode ser que esteja quente demais e sua carne vai assar muito rápido, correndo o risco de queimar. Por outro lado, se for fácil deixar a mão parada por mais do que 10 segundos, a churrasqueira está muito fria e precisa de mais calor ou você irá precisar de horas excessivas para deixar o churrasco pronto.

Qual a melhor carne de segunda para fazer churrasco?

O acém, o músculo dianteiro e o peito são carnes de segunda que podem ficar muito gostosas quando feitas na churrasqueira. No entanto, quando se decide utilizar carnes de segunda em um churrasco é necessário ter cuidado extra com alguns pontos.

O primeiro e talvez o mais importante é ir em um açougue de confiança. Se você tiver um “açougueiro amigo”, aquele com quem você sempre compra e pode confiar, é ainda melhor. Preste atenção na coloração da carne, que deve ser vermelho vivo e também na cor da gordura, que deve ser clara. Se a carne estiver muito clara ou muito escura e a gordura amarelada, é melhor procurar em outro lugar.

Outro ponto importante é saber como amaciar a carne antes de prepará-la. Para isso, você pode usar uma lata de cerveja escura (350 ml) para cada 1 kg de carne e deixar marinar por 3 horas antes do preparo.

Dica extra:

Receitas de amaciante de carnes caseiros

Existem várias formas de amaciar a carne, desde frutas até bebidas alcoólicas. O importante é quebrar as fibras para que a carne fique mais maleável.

Como assar costela na churrasqueira e ficar macia

Veja como amaciar carne com mamão papaia:

Para amaciar 500g de carne, você vai precisar de:

  • 1 mamão papaia maduro
  • 5 dentes de alho amassados
  • Alecrim ou tomilho
  • Temperos a gosto

Modo de preparo:

Coloque o mamão, o alho, o alecrim ou tomilho e os temperos que costuma utilizar para temperar sua carne no liquidificador e bata até virar um creme. Deixe a carne marinar por cerca de 5 horas nessa mistura e asse do jeito que preferir.

Se preferir não alterar o sabor da sua carne, também pode amaciá-la com carne com casca de mamão ou abacaxi de uma forma que não entre em contato direto com a fruta, somente com suas enzimas:

Amaciar carne com casca de mamão

Você vai precisar de:

  • 1 mamão papaia verde
  • Água

Modo de preparo:

Utilize um mixer ou um liquidificador para bater a casca do mamão papaia verde com um pouco de água e deixe descansar por 15 minutos para que as enzimas do mamão sejam liberadas. Com um coador, derrame somente a água por cima da carne que você quer amaciar e espere outros 15 minutos. Durante esse tempo, vire a carne algumas vezes. Em seguida, leve à churrasqueira.

Como assar costela na churrasqueira e ficar macia

Amaciar carne com abacaxi

Você vai precisar de:

  • 1 abacaxi
  • Água

Utilize um mixer ou um liquidificador para bater pedaços da polpa do abacaxi com um pouco de água e deixe descansar por 15 minutos para que as enzimas da fruta sejam liberadas. Com um coador, derrame somente a água por cima da água que você quer amaciar e espere outros 15 minutos. Durante esse tempo, vire a carne algumas vezes. Em seguida, leve à churrasqueira.

Outra opção, que pode ser mais prática, é amaciar a carne com amaciante de carnes

Você vai precisar somente do amaciante para carnes que você encontra em supermercados e da carne a ser amaciada.

Modo de preparo:

Com um garfo, faça furos por toda a carne. Adicione o amaciante pronto em toda a superfície e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, leve à churrasqueira.

Importante:

Essas formas de amaciar a carne antes de assar servem também para carnes de segunda, que são mais baratas e ainda sim podem ser macias e suculentas se você prepará-las do jeito certo!

Referências

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/15/amaciar-carne-de-segunda-e-forma-de-economizar-veja-como-amaciantes-agem.htm

Como amaciar carne com mamão? Confira dicas incríveis para churrasco!

Leia também 10 receitas de costela minga na churrasqueira

Você também pode gostar: Como assar abacaxi na churrasqueira.