Para quem não abre mão de fazer um assado em casa e não tem muito espaço ou uma churrasqueira convencional, a churrasqueira elétrica é a salvação de muita gente. Garantindo sabores que se aproximam muito de uma churrasqueira convencional, é uma opção para quem não quer usar um forno.
E fazer peixe na churrasqueira elétrica também é possível, garantindo aproveitar ao máximo todo o sabor e qualidade de uma carne branca e super saudável. Veja agora as dicas e Truques para fazer peixe na churrasqueira elétrica que preparei para você.
Veja também Churrasqueira defumador americana
Conteúdo
Tambaqui na Churrasqueira Elétrica
Com seu peixe já limpo e sem escamas, pode deixar a cabeça e comece a fazer cortes nas laterais do peixe, da cabeça até o rabo, em ambos os lados. A distância entre cada corte pode ser de 1 dedo indicador, aproximadamente.
O tempero pode ser aquele da sua preferência. Recomenda-se usar sal, o suco de 2 limões, pimenta do reino, 2 dentes de alho amassado e azeite. Corte 1 cebola em rodelas e pimentão verde e vermelho em fatias compridas.
Esfregue bem o tempero no peixe, colocando nos buracos que você fez nas laterais. Recheie seu peixe com o tempero e também com a cebola e os pimentões.
Abra o papel alumínio com a parte brilhosa em contato com o peixe, passe um pouco de azeite tanto no peixe quanto no papel alumínio, para não grudar, e embrulhe, dando 2 a 3 voltas.
Agora, para usar a churrasqueira elétrica, primeiramente é muito importante que você coloque água na sua base e ligue alguns minutos antes para começar a aquecer. Coloque o peixe bem embrulhado na grelha da sua churrasqueira elétrica e deixe cozinhar por 1 hora. Lembre de a cada 10 minutos virar seu peixe.
Lembre que neste caso o seu peixe não vai ficar dourado, apenas cozido.
Parati com limão direto na churrasqueira elétrica
Agora uma receita mais simples, mas muito útil de ser feita em casa de modo rápido e saboroso.
Essa receita é com o peixe parati (pode ser feito com outros, desde que não muito grandes). Primeiramente, abra-o ao meio e limpe bem o peixe com água corrente. Pode ser retirada a cabeça ou não, isso é opcional e vai do gosto de cada um.
Com o peixe aberto e limpo, sem escamas, tempere apenas com sal e limão e deixe marinando por 30 minutos na geladeira.
Após, coloque o peixe diretamente na churrasqueira elétrica e deixe cozinhando, até ficar dourado. Lembre-se de ir virando a cada 10 minutos ou menos, a depender da capacidade da sua churrasqueira para garantir uma cocção uniforme.
Algumas considerações para fazer peixe na churrasqueira elétrica:
Sempre leia com atenção o manual da sua churrasqueira elétrica, instale-a em local firme e arejado, sem outros objetos por perto ou que possam cair sobre ela. Atente-se ao seu tamanho e a quantidade de alimento que deseja cozinhar por vez, podendo variar sua autonomia em razão disso.
Lembre-se de colocar água no reservatório e ligar alguns minutos antes de começar a cozinhar, permitindo que as serpentinas esquentem até ficarem vermelhas vivas. Em caso de não aquecimento, desligue imediatamente da tomada.
Se você não abre mão de defumação, sabia que a churrasqueira elétrica também é possível. Olha essa dica: Faça um punhado de papel alumínio, com as duas mãos, deixando uma base relativamente larga, imitando uma xícara. Coloque lenha frutífera e cascas de laranja seca e coloque fogo. Com um refratário grande, coloque-o de cabeça para baixo juntamente com o peixe e deixe a fumaça impregnar na carne.
Geralmente, uma churrasqueira elétrica ligada por 1 hora tende a consumir 1498 kilowats. Em um cálculo aproximado de 0,85 centavos por hora/kw, o seu consumo elétrico é de somente R$ 1,25 centavos, logo, é uma opção barata, inclusive mais em conta que o saco de carvão.
Dica:
- Compre peixe fresco. Se isso não for possível, deixe descongelando naturalmente.
- Lembre de colocar água na bandeja em baixo da resistência, para evitar fumaça;
- Atente-se para o nível mínimo e o máximo de água;
- Ligue a churrasqueira com antecedência de 30 minutos;
Observações:
- Leia as instruções da sua churrasqueira elétrica antes de usar;
- Verifique a voltagem;
- A temperatura será inferior do que a da churrasqueira, logo, demora mais para assar.
Tem como fazer peixe na churrasqueira elétrica?
Sim, fazer peixe na churrasqueira elétrica é uma opção viável e bem fácil de se fazer, imitando em muito a forma de fazer em uma churrasqueira tradicional, com a vantagem de poder ser guardada na sua cozinha posteriormente e mais fácil de manter limpa.
Pode colocar papel alumínio na churrasqueira elétrica?
O papel alumínio pode ser colocado na churrasqueira elétrica, apenas atente-se de embrulhar bem e não deixar entrar em contato com a resistência para não queimar ou levantar fumaça. No mais, é plenamente factível e seguro.
Como assar peixe na grelha elétrica sem grudar?
Para que o peixe não grude na grelha, a melhor forma é colocar uma boa camada de azeite ou óleo ao redor da sua pele, evitando-se com isso que a gordura se desprenda e grude na grelha.
O sal grosso também pode ser um aliado na hora de evitar que grude o peixe na grelha.
O que eu posso fazer na churrasqueira elétrica?
Qualquer alimento pode ser cozido na churrasqueira elétrica, a diferença é que essas churrasqueiras apresentam limitação de espaço. Ademais, recomenda-se que sejam assados alimentos mais finos ou de maior facilidade de cocção, tendo em vista que a temperatura gerada é inferior ao forno ou churrasqueira convencional.
Seja como for, é possível fazer peixes, legumes, vários cortes de carne bovina, suína, frango, linguiça, bifes entre outros.
Leia também 10 receitas diferentes de peixe na churrasqueira