Para assar uma costela e fazer sucesso com a família e os amigos, não é necessário ser um grande chef ou ter anos de experiência. Apesar de ser um prato que exige um pouco mais de atenção, é totalmente possível que até mesmo um iniciante consiga fazer com os equipamentos certos e as dicas que vou passar para você.
Antes de irmos para as receitas, precisamos escolher a costela que vamos utilizar:
Conteúdo
Principais tipos de costela bovina
Costela Janela: Esse corte é feito no centro da ponta da agulha, região central da costela. A peça inteira pesa em média 6 kg, é rica em sabor e possui uma membrana, ossos longos e duas camadas de carne com gordura no meio. Se escolher assar na churrasqueira, deve colocar os ossos para a parte de baixo e deixar lá por 6 ou 8 horas, com uma distância média de 50 cm do fogo.
Costela Minga: É um sub corte da ponta da agulha e segue até o final do rojão. Tem formato retangular e é tradicionalmente usada em churrascos. Ela é mais alta e possui mais carne, envolta por uma camada de carne dura chamada matambre. Envolta em papel alumínio, leva cerca de 4 horas para ficar pronta na churrasqueira.
E qual a melhor costela, minga ou janela?
As duas subdivisões da costela são muito gostosas e podem ser muito bem aproveitadas. No entanto, a minga é mais tradicional na hora de fazer churrascos e pode ser mais macia e saborosa, quando bem feita.
Como escolher uma costela para o seu churrasco
Existem algumas coisas muito importantes para avaliar quando você for comprar sua costela. Nunca compre se a carne estiver amarronzada ou se a gordura estiver muito amarela e sempre que possível preste atenção no cheiro, que jamais deve ser de carne passada. Além disso, tente escolher aquela que estiver com os ossos mais finos, pois indica um boi mais novo.
Agora que já escolhemos uma costela para preparar, vamos partir para as receitas. Trouxe para você 5 formas de preparar sua costela
Costela minga com matambre
Para nossa primeira opção, você vai precisar de:
- Parte traseira da costela minga com matambre (É comum os supermercados venderem o matambre separado. Se possível, peça para seu açougueiro guardar os últimos 5 ossos de uma costela minga ainda com o matambre para você)
- Papel alumínio
- Sal grosso
Modo de preparo:
Comece cortando o matambre em losangos, para que posteriormente o sal penetre melhor na carne. Em seguida, vire a carne e retire a camada de pele que existe no lado oposto ao matambre.
Cubra a carne com sal grosso em todos os lados e enrole em 2 ou 3 camadas de papel alumínio, dependendo da qualidade do seu material. Tenha cuidado para que o papel não rasgue.
Com os ossos para baixo e o matambre para cima, coloque sua costela a aproximadamente 60 centímetros do fogo. Para saber a temperatura ideal, coloque sua mão na mesma altura que a carne irá ficar e tente deixá-la ali por 10 segundos. Se for confortável permanecer por mais tempo do que isso, seu fogo está fraco.
Depois de 2 horas mantendo o fogo na mesma temperatura, gire a carne, ainda mantendo os ossos para baixo e deixe por cerca de 30 minutos.
Retire a carne da churrasqueira e desembrulhe. Caso seja necessário, embrulhe de novo e coloque novamente na churrasqueira.
No final, já sem o papel alumínio, coloque a carne para dourar mais perto do fogo. Deixe 5 minutos com o matambre para cima e 5 com o matambre para baixo.
Ao retirar, deixe descansar por 10 minutos e sirva.
Costela no saco de carvão
Para essa receita, além da costela, você precisa de:
- Sal grosso temperado para churrasco
- Cerveja
- Manteiga
- Um saco vazio de carvão
Modo de preparo:
Comece molhando a carne com cerveja para amaciar e segurar o tempero e em seguida cubra com uma camada generosa de sal grosso temperado para churrasco ou temperos de sua preferência.
Limpe o saco de carvão e passe manteiga por dentro e por fora para impermeabilizar. Coloque a costela dentro do saco e feche. Em seguida, deixe por cerca de 4 horas assando com os ossos para baixo.
Retire do saco e coloque novamente na churrasqueira até dourar.
Costela Janela na churrasqueira tradicional
- Costela Janela com 5 ossos, uma camada considerável de gordura e matambre
- Sal Grosso ou temperos a gosto
Modo de preparo:
Comece fazendo cortes em formato de losangos, com linhas diagonais, no matambre.
Coloque sal grosso em todos os lados e leve para a churrasqueira. Faça o fogo usando carvão e lenha para atingir uma boa temperatura e dar sabor ao mesmo tempo.
Deixe a carne no segundo andar da sua churrasqueira ou em uma altura onde você consiga deixar sua mão por 12 segundos sem se queimar.
Não esqueça de deixar os ossos e a membrana para baixo para deixar a costela mais macia e suculenta.
Depois de 8 horas, vire o matambre para baixo e deixe dourar por mais 30 minutos.
Deixe descansar de 10 a 15 minutos e então sirva com os acompanhamentos de sua preferência.
Costela janela no bafo feita com cerveja e aioli de tucano
Você precisa de:
- Costela janela
- Sal de parrilla
- Pimenta do reino em pó
- Tutano
- Gema de ovo pasteurizada
- Alho assado
Modo de preparo:
Corte a camada de gordura em losangos para que o tempero possa entrar na carne. Em seguida, cubra toda a superfície da costela com sal de parrilla e pimenta do reino em pó. Deixe descansar por 20 minutos.
Coloque na churrasqueira a bafo. Coloque também 2 tutanos dentro de uma forma de alumínio.
Depois de 40 minutos, passe a costela para uma assadeira e despeje cerveja por cima e dos lados da carne. Esse processo deixará sua carne mais macia e saborosa. Retire o Tutano e reserve.
Deixe a costela na churrasqueira por mais 4:30h.
Com a gordura que escorreu do tutano e ficou na forma, faremos um aioli. Para isso, escorra bem seu tutano e misture esse líquido com 3 colheres de sopa de gema de ovo pasteurizada, sal de parrilla, pimenta do reino em pó e alho assado a gosto e bata bem. Comece a adicionar um fio de azeite enquanto bate até chegar em um ponto parecido com o de maionese.
Depois de retirar a costela da churrasqueira, deixe descansar por 20 minutos e sirva com o acompanhamento.
Costela no bafo com manteiga de ervas
Você precisa de:
- 4 kg de costela
- Sal grosso
- 1 maço de cheiro-verde
- 3 galhos de alecrim
- 1 maço de manjericão
- 1 dente de alho
- 3 colheres de sopa de manteiga
Modo de preparo:
Cubra toda a costela com sal grosso, embrulhe em papel alumínio e coloque na churrasqueira a bafo.
Enquanto espera pela carne, corte em pedaços pequenos o cheiro verde, o alecrim, o manjericão e o alho.
Em uma frigideira pequena, derreta a manteiga e adicione o que acabamos de cortar.
Depois de duas horas, retire a carne da churrasqueira e despeje a manteiga de ervas por cima.
Observações:
- Não se esqueça que o segredo para uma costela bem assada é a calma. Deixe ela assar lentamente e não fique se preocupando demais em ficar mexendo, virando ou trocando a temperatura.
- Além disso, para deixar sua costela macia é importante lembrar de colocar o osso para baixo, assim ele forma uma espécie de proteção e faz com que o calor chegue mais lentamente à carne, dando tempo para a gordura derreter e deixar a costela suculenta.
- Outra boa dica é umedecer a costela. Vimos em algumas das nossas receitas o uso da cerveja para isso, mas é possível utilizar outros líquidos, como azeite ou até mesmo algum suco da sua preferência.
Preste atenção nisso:
Na hora de assar, relaxe. É um processo demorado e é bem provável que você esteja cercado por amigos e familiares famintos e atiçados pelo cheiro delicioso da costela, mas não se apresse. Deixe a carne cozinhar no tempo certo e todos irão perceber que a demora valeu a pena.
Mais uma dica extra:
Sempre que for embrulhar a costela, você pode adicionar alguns ramos de alecrim para dar aroma e deixar o sabor ainda melhor.
Eu espero que você tenha gostado dessas receitas e estou ansioso para saber qual foi a sua preferida. Não se esqueça de me contar nos comentários quais dessas você fez e qual foi o toque especial que adicionou em cada uma!
Referências
https://www.friboi.com.br/marcas/friboi/costelas
https://www.receiteria.com.br/receitas-com-costela-minga
Leia também As 2 melhores formas para assar costela na churrasqueira