O melhor jeito de fazer panceta na churrasqueira

Que a panceta já é figurinha marcada em todos churrascos você já sabe, pelo menos nos meus ela está sempre lá, agora existem tantas receitas de panceta na churrasqueira que fica até difícil escolher só uma.

E pensando nisso hoje eu trago o melhor jeito de fazer panceta na churrasqueira, uma receita que pode parecer simples, mas que com alguns pequenos detalhes melhoram o sabor desse corte de um jeito surpreendente.

Confira também a seguir, como temperar panceta para churrasco.

Leia também Costela assada na churrasqueira com papel alumínio

Panceta no espeto na churrasqueira

Panceta no espeto na churrasqueira
foto de acarnequeomundoprefere.com.br

A panceta no espeto, é uma das melhores formas de assar esse corte na churrasqueira, pois lhe garante muito mais controle de temperatura, permitindo assar a carne igualmente de todos os lados, garantindo assim que ela fique suculenta e com a pele toda pururucada.

Eu gosto sempre de dizer que você pode e deve temperar a carne do jeito que mais lhe agrada, mas nessa receita eu recomendo fortemente que você siga ela à risca, pois ela já tem tudo que você precisa para fazer a melhor panceta assada do seu churrasco.

Ingredientes

  • 1 Kg de panceta;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Sal grosso a gosto;
  • Alho a gosto;
  • Cominho a gosto;
  • Páprica a gosto;

Modo de preparo

  1. Comece cortando a panceta de uma forma longa e retangular para que ela caiba perfeitamente no espeto de churrasco;
  2. Em uma vasilha, junte a pimenta, o alho, o cominho, a páprica, e o sal fino. 
  3. Junte a panceta e espalhe bem todo esse tempero pela carne;
  4. Espete a panceta e depois coloque ela em um pedaço grande de papel alumínio deixando a pele para cima e lembrando sempre de deixar a parte brilhante voltada para a carne;
  5. Faça uma camada de sal grosso no couro depois embrulhe bem a carne com o papel alumínio e leve ao braseiro médio aproximadamente à 50 cm da brasa com o couro voltado para cima;
  6. Depois de 1 hora, retire o papel alumínio e o excesso de sal da parte da pele e volte ao braseiro médio até dourar a carne;
  7. Após dourar bem a carne, coloque no braseiro alto com a parte do couro para baixo e espere pururucar;
  8. Retire do espeto, corte em pedaços e sirva com limão.

Dicas:

  • Sempre utilize a panceta totalmente descongelada, pois além dela pegar melhor os temperos, ela ainda assa melhor e só assim você garante que a pele dela fique pururucada.
  • Não tenha pressa tentando colocá-la em fogo mais alto, pois a carne de porco normalmente tem um cozimento mais demorado, e tentar acelerar pode fazer com que ela fique crua por dentro.

Observações:

Faça o teste com todos os temperos da receita, eu sei que você irá adorar, mas caso queira mudar alguma coisa você pode modificar um pouco, mas tenha cuidado pois os temperos que eu sugeri podem acabar não combinando muito bem com outros.

Esta receita é perfeita para se fazer na churrasqueira do tipo parrilla.

Como fazer costela de porco à pururuca na churrasqueira?

Para fazer a costela de porco à pururuca na churrasqueira você pode seguir essa mesma receita, a única coisa que você deve alterar é o tempo que ela passa na brasa, pois como a costela tem alguns ossos, ela irá assar mais rápido que a panceta.

Você pode temperar do mesmo modo, mas deixe por 45 minutos na churrasqueira antes de tirar o papel alumínio, e depois siga os mesmos processos que eu falei no modo de preparo, desse modo você garante que sua costela de porco estará cozida e suculenta.

Como deixar a pele do porco à pururuca?

Para deixar a pele do porco a pururuca o passo mais importante é ter certeza que o corte de porco está totalmente descongelado, pois é o principal motivo que impede a pele de pururucar.

Depois disso é só seguir como eu descrevi na receita, colocando ela na brasa, que ela vai pururucar com toda certeza, não existe muito segredo, o que muda mesmo é como você irá temperar sua carne.

Que tipo de carne e panceta?

A panceta é uma carne de porco, mais especificamente da barriga do porco, ela geralmente vem com a pele e com uma generosa capa de gordura, fazendo dela um corte de carne muito saboroso e suculento.

Qual a diferença entre panceta e torresmo?

Os dois são o mesmo corte da barriga de porco, contendo uma boa quantidade de carne com uma capa de gordura e junto com a pele que geralmente é pururucada.

O nome torresmo surge quando esse corte da barriga do porco é fatiado e frito por submersão em gordura, enquanto que a panceta é o corte da barriga que pode ser feita assada, cozida ou até mesmo grelhada.

Mas em resumo é o mesmo corte de carne que popularmente ficou conhecido por torresmo quando frito por submersão, e por panceta de porco quando preparada de outros modos.

Qual a diferença entre panceta e barriga?

Nenhuma, a panceta é o nome dado ao corte da barriga de porco que normalmente acompanha uma boa quantidade de carne, com uma capa de gordura, e com uma pele que geralmente se pururuca.

Como temperar panceta de porco para grelha?

Para se temperar uma panceta de porco para grelha só existe uma regra que todos os churrasqueiros concordam: Limão e Sal.

Claro que outros temperos podem ser adicionados, como nessa receita que eu trouxe para vocês do melhor jeito de fazer panceta na churrasqueira, mas é preciso que tenha sal e limão, essa é quase que uma regra que todo churrasqueiro tem que seguir!

Veja também 5 formas de fazer panceta na churrasqueira